Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2015, 15h22 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h19

A presença do curso de Geografia no Sul e Sudeste do Pará não é nova, pois, em 1987, como parte da política de “Interiorização” da Universidade Federal do Pará (UFPA), foram criados em Marabá-PA os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, História e Geografia, vinculados à sede – Belém e ofertados em regime intensivo (período de recesso escolar).
Naquele momento, o campo da formação de professores se configurava como uma importante demanda da universidade autônoma. Conforme observou Freitas (2005), o quadro regional relativo à formação de professores se caracterizava por um elevado índice de evasão e retenção escolar e, dentre outras características, pela grande carência de professores licenciados que, no Sul e Sudeste do Pará, compunha-se consequentemente e predominantemente por um contingente elevado de professores “leigos”, tanto aqueles sem a licenciatura ou o magistério, quanto aqueles sem a formação específica para a área de ensino exercida. Essa demanda existe ainda nos dias de hoje é cada vez mais crescente em nossa região.
Na atualidade, os processos de reestruturação operados no currículo e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Geografia estão relacionados, também, à criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Lei Federal n.º 12.824, de 6 de junho de 2013.
A Unifesspa foi criada no dia 6 de junho de 2013 a partir da estrutura herdada da UFPA, o que significou na prática o processo de desmembramento do Campus de Marabá (CAMAR) das estruturas de sua “unidade-mãe”. Vale ressaltar que o CAMAR já contava com uma estrutura mínima, com capacidade para recepcionar a nova instituição de ensino superior (IES). Em sua concepção inicial, nossa universidade nasceu como instituição multicampi com uma estrutura espacial dispersa em um quadro regional adverso: constituída por sua sede – o Campus de Marabá – e os campi fora de sede – Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página