Tese de Doutorado Prof. Dr. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
TERRITÓRIO ETNOEDUCACIONAL COMO HORIZONTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS COMUNIDADES DA TERRA INDÍGENA MÃE MARIA-PA
Este é o título da tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências, defendida no dia 19/03/2021, tendo como orientadora a professora doutora Sonia Maria Vanzella Castellar.
A pesquisa foi uma análise do Decreto Presidencial 6.861/2009 e da Portaria No 1.062/2013 que tratam dos Territórios Etnoeducacionais enquanto política pública voltada para a constituição de uma educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural e bilíngue. Procuro projetar o Território Etnoeducacional como horizonte para as comunidades inseridas na Terra Indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, vizinho ao município de Marabá.
Nesta pesquisa discuto os conceitos Território, Territorialidade, Translocalidade e Educação Escolar Indígena a partir de uma perspectiva pluriversal, ou seja, oposto ao universal imposto pelo pensamento moderno eurocêntrico. Dialogo esses conceitos a partir da organização espacial tradicional do povo Gavião, buscando resgatar o ser, pensar e viver dos grupos indígenas que atualmente ocupam a Terra Indígena Mãe Maria.
Devo esclarecer que esta pesquisa apresenta um lapso empírico decorrente do prazo de finalização estabelecida pela USP e a pandemia da Covid-19, não sendo possível apresentar a pesquisa que seria desenvolvida junto às escolas e comunidades indígenas, já que o ingresso nas escolas pertencentes à Terra Indígena Mãe Maria foi impedido pelo risco de contaminação das comunidades, desta forma, a pesquisa se mantém, apenas concluímos uma etapa.
21/052021
Prof. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
Redes Sociais